20 de ago. de 2011

Planária


VERME!!!
Planária é um verme e pode estar parasitando seu horrível lindo intestino (quem sabe...)




Planárias são vermes aquáticos do filo dos platelmintos que podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos (não, eles não podem ser encontrados no vaso sanitário de sua casa).
A planária adulta é hermafrodita (huuum... :B), mas quando duas estão sexualmente maduras, elas podem copular com outra.
A boca serve tanto para a ingestão com para a egestão do alimento, já que o ânus está ausente.

O poder maléfico da criatura
Essa criatura tem um grande poder de regeneração, por tanto, se você tem um aquário em casa e achou esse animal nele, não a esmague nem a corte, pois cada pedaço de uma planária pode originar outra diferente, do mesmo modo que divide seus problemas até a multiplicação deles.


Alguns aspectos do corpo do animal
Isso Esse animal possui ao invés de olhos, ocelos, estruturas bastante simples que só detectam contrastes entre claro e escuro (quer saber como isso funciona? Pegue e veja uma ultrassonografia e sinta-se uma planária vendo um bebê). Possuem também o poro genital, uma região que auxilia na reprodução dessa criatura. Possuem também a boca próxima ao poro genital (tomara que elas não precisem urinar) e a boca tanto come como defeca (isso é consideravelmente pior do que urina).


Como pescar isso uma planária
Você irá precisar de:

  • Bandeja ou qualquer outro recipiente;
  • Tesoura;
  • Barbante (mas se não tiver usa fio de nylon mesmo);
  • Gaze (atenção: só alguém com baixa inteligência levaria um botijão de gás ao invés disso... Fique ligado...);
  • Filó, tela de arame ou nylon fina (e lá vem o nylon novamente...);
  • Carne crua, de preferência fígado (A Sociedade de Proteção às Criancinhas Mimadas - SPCM - adverte: a planária é um papa-figo do mal.);
  • Garrafa PET cortada ao meio.
Indo à pesca - Pescando os vermes nadadores:

As planárias vivem em água doce, por tanto, nunca achará planárias na praia ou em lagos salgados. E como vivem na água doce, devem ser coletadas em ambientes de água parada ou com pouca correnteza.
Existem 3 métodos para a pesca das planárias. Veremos a seguir todos eles.

  • Método 1: Envolva um pedaço de fígado cru ou outro tipo de carne em uma gaze e coloque dentro de uma garrafa de PET cortada ao meio. Tampe o recipiente com uma tela média de arame, filó ou nylon, para impedir que outros animais levem o alimento. Amarre uma corda ou barbante à garrafa e coloque-a na água, perto de plantas, troncos submersos ou rochas, pois nesses locais é mais provável encontre planárias. Você pode amarrar a ponta da corda numa estaca à margem do riacho e ficar observando. Quando as planárias estiverem dentro da garrafa é hora de puxar a corda. Dica: Aperte a carne na gaze para ajudar na liberação dos sucos da carne.
  • Método 2: Envolva um pedaço de fígado cru ou outro tipo de carne com gaze, amarre as extremidades que sobraram com barbante e coloque na água também perto de plantas, troncos submersos ou rochas. Depois de pelo menos 20 minutos, retire o pedaço de carne envolvido em gaze, utilizando um recipiente para coletar as possíveis planárias que estejam ao redor.
  • Método 3: Utilizando uma garrafa de PET cortada ao meio e tesoura, colete água e plantas aquáticas em locais próximos à borda da água e em local sombreado. Logo após, colocar o líquido coletado em uma bandeja ou outro recipiente maior, para que você possa analisar melhor a coleta. Retire as planárias da coleta com a ajuda de uma pipeta e coloque-as em um recipiente separado.
Manutenção das planárias:



  • Transfira as planárias para um recipiente (um aquário, por exemplo) com um pouco de água doce do próprio local de coleta. Coloque um pequeno pedaço de carne ou ração para peixe carnívoro, para que elas se alimentem após a coleta. As planárias devem ser alimentadas de 2 a 3 vezes por semana e, se for utilizar carne fresca, deve-se mantê-la no recipiente até, no máximo por 24 horas, para que a carne não apodreça e as planárias acabem morrendo. Troque a água do recipiente a cada 20 dias. Você deve utilizar água da torneira após ser desclorada. Para desclorar a água da torneira basta deixar uma vasilha com água destampada durante 24 horas. As planárias gostam de ambientes sombreados, então não deixe o aquário recebendo raios solares, diariamente, por muito tempo.
Para saber mais:

  1. No momento da coleta, é importante observar a água e também o ambiente nas margens do rio ou lago. Você pode até mesmo anotar características das plantas que compõe a mata ciliar, se nas margens há árvores altas ou apenas gramado baixo , qual o grau de turbidez e de poluição da água, entre outras coisas. Essas variações no ambiente interferem diretamente na vida aquática. É pouco provável, por exemplo, que existam planárias em uma água muito poluída, pois sua biodiversidade diminui consideravelmente devido às diversas substâncias tóxicas dissolvidas ou em suspensão na água.
Links externos:
O site Ponto Ciência ajudou em como pescar planárias. Visite e confira mais sobre isso aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar na Loucopédia. O seu comentário vai aparecer abaixo do arquivo comentado. O comentário que possuir palavras impróprias (chulos), xingamentos, spam ou divulgarem outro site serão excluídos.